Como Montar um Quarto Montessoriano Para seu Filho

Quem está montando um quartinho de bebê já deve ter topado com o conceito do quarto Montessoriano. A filosofia Montessori de educação é baseada na ideia de que a criança deve desenvolver desde cedo a sua autonomia, explorando o espaço a sua volta. Deste modo, o quarto montessoriano deve estimular a liberdade e a curiosidade das crianças fornecendo sempre a segurança que elas precisam.  Veja as dicas que separamos para você montar um quarto montessoriano para o seu filho.

01- O quarto montessoriano estimula a autonomia das crianças

 

Veja dicas e inspirações para montar um quarto montessoriano para o seu filho. Aplique a filosofia do método montessori para autonomia das crianças.

02- O colchão no chão é um item importante no quarto montessoriano

 

Uma das características que mais assusta os pais de primeira viagem no método montessoriano é a ausência do berço, diferente de todos os quartos de bebê conhecidos. O colchão no chão é indicado, pois acredita-se que o berço restringe os movimentos das crianças e não dá autonomia, fazendo com que ela dependa dos adultos até para ter acesso à própria cama.

03 – Mantenha as atividades na altura das crianças no quarto montessoriano

 

Para garantir a segurança e o conforto da caminha no chão é simples, almofadas e protetores são uma boa ideia e podem impedir que o bebê muito pequeno role enquanto dorme. Para manter a cama longe da friagem do chão, a base da caminha pode ser de madeira, ou mesmo feita daqueles tapetes de EVA.

Para garantir que o bebê não acesse outros ambientes não seguros de casa, vale apostar em grades de proteção em portas e escadas, por exemplo

 

Segurança é importante no Quarto Montessoriano

Os espelhos na altura das crianças também é um item importante do quarto montessoriano, as peças, colocadas normalmente na horizontal ao lado da caminha das crianças, servem para que eles possam se reconhecer ao se verem refletidos. É legal lembrar, que o quarto deve ser modificado conforme a criança, cresce, assim, depois de algum tempo, vale mudar o espelho de lugar, colocando-o longe do colchão

 

Veja mais alguns modelos de quarto montessoriano que separamos para você se inspirar

 

Também para estimular a autonomia, os brinquedos, livros e o cantinho de atividades também devem ser acessíveis à qualquer momento, por isso, nada de prateleiras altas e objetos que a criança só possa alcançar se pedir para alguém. A ideia do quarto montessoriano é que ela decida como e quando vai brincar com as próprias coisas, e faça isso sem a ajuda de um adulto, por exemplo.

 

 

Fonte: Como Montar um Quarto Montessoriano Para seu Filho – VivaDecora

Recommended Posts

Deixe um comentário