Guarda-roupas planejados, itens essenciais para espaços pequenos

Um guarda-roupa planejado é essencial para aproveitar o seu espaço disponível e facilitar a manutenção no dia a dia, já que manter as roupas, sapatos e acessórios bem arrumados e em ordem requer disciplina. Desta maneira, ganha-se tempo e o espaço parece maior.

Dependendo do tamanho do cômodo, existem as seguintes opções de guarda-roupa: armários, que podem ser com portas de correr ou portas batentes (dobradiças); closets, no próprio quarto separados por uma porta de passagem ou em outro ambiente.

Lembrando que o modelo ideal será de acordo com o número de peças que possui e se esta quantidade se manterá estável ou tenderá a crescer.

Guarda-roupas planejados, itens essenciais para espaços pequenos
Com relação aos armários, a medida padrão é de 60cm de profundidade para os de portas batentes e 66cm para os com portas de correr, o que não é uma regra para os closets. Quanto a parte interna, ambos são divididos em três partes: inferior, superior e maleiro.

guarda roupa para espaços pequenos

Na parte inferior, alocamos as gavetas, sapateiras e calceiros. Não ultrapasse a linha da cintura, pois com este espaço será suficiente para as calças dobradas no cabide ou saias que ocupam de 50 a 70cm de altura. Da mesma forma o gaveteiro, evitando as gavetas muito altas, com alturas diferentes, peças íntimas ou acessórios com 8 a 10cm; camisetas e roupas de verão com 12 a 15cm e roupas de inverno com 15 a 20cm.

Por fim, a sapateira requer mais atenção, pela variedade de tamanho e estilo dos calçados. O ideal é o modelo de prateleira deslizante e a altura será em função do tipo de calçado: rasteirinhas cabem em vãos menores com 12cm, salto alto pede 18cm no mínimo e as botas com altura especial.

guarda roupa para espaços pequenos

Na parte superior, reservamos para o cabideiro, prateleiras e nichos. Geralmente o cabideiro é colocado em dois terços deste espaço, mas é preciso estar atento a estatura do usuário. Camisas femininas cabem em alturas de 90 a 100cm, ternos e camisas masculinos em alturas de 95 a 110cm, vestidos curtos e calças penduradas pelo cós nas alturas de 120 a 130cm e os vestidos e casacos longos com alturas de 150 a 180cm. Reserve um bom espaço para o cabideiro, afinal pendurar é a maneira mais rápida para organizar as roupas.

guarda roupa para espacos pequenos

Já as prateleiras e nichos são ideais para itens dobráveis como malhas, moletons, toalhas, roupas de cama e também bolsas, além de peças que precisem ser guardadas em caixas menores de uso mais frequente. Prefira as prateleiras ajustáveis, contudo não devem ser muito fundas a fim de não esconderem o que está mais atrás, nem altas demais, pois pilhas muito altas são difíceis de manusear e podem cair, o ideal é cerca de 30cm de altura. E na última parte, temos o maleiro, cuja a altura será em função da altura do teto. Aproveite esse espaço para guardar as malas de viagens, caixas maiores e itens pouco utilizados.

Lembre-se que uma iluminação adequada com spots direcionados embutidos ou de sobrepor contribuirão para uma melhor visualização do guarda-roupa planejado.

 

Marcelo Bastos é colaborador da Revista Viva Decora e profissional de arquitetura da marcelo bastos arquitetura.

Matéria cedida por:
Revista Viva Decora

Recommended Posts

Deixe um comentário